segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


Secretariado do Professor Ivan vai sendo revelado sem divulgação oficial
Escrito na tarde do dia 3/1/2013
Por Otávio Sales
            O Prof. Ivan de Freitas já nomeou seu Secretariado através da Portaria 3/2013, contendo a maioria dos nomes do primeiro escalão e um cargo de escalão inferior. A nomeação não foi informada pela mídia como sempre foi costume em governos anteriores.
            Não foram nomeados nesta portaria os Secretários de Saúde e o de Assistência Social, mas já são conhecidos. A pasta de Meio Ambiente aparentemente está vaga.
            Todos os cargos foram indicados pelo próprio prefeito, sem quotas pessoais ou indicações partidárias. O presidente do PDT, Cristiano de Almeida Lima disse que o Secretário Marquinho da Empresa é da quota pessoal do Prefeito e não indicação partidária.
            O Secretariado é idiossincrático, pois não possui perfil técnico e nem político, fugindo da lógica comum das equipes. Os poucos técnicos não fazem parte do quadro efetivo da Prefeitura.
            Conhecemos governos com quadros fortemente políticos como os governos presidenciais de Lula (PT) e Dilma (PT), do governo estadual mineiro de Anastasia (PSDB), do prefeito da capital mineira Márcio Lacerda (PSB) e do já anunciado governo de Haddad (PT). Na região tivemos em Cabo Verde com Tatu (PSDB), Alvinho (PSDB), Paulinho Couro-Minas (PPS), Ronei (PT), governos onde o secretariado era predominantemente político.
            Governos com quadros predominantemente técnicos também são conhecidos, como foi o dos presidentes Sarney (PMDB) e Collor (PRN). O prefeito de Campinas, o montebelense Jonas Donizetti (PSB) compôs o primeiro escalão por técnicos e o segundo escalão por políticos, invertendo a ordem usual. Na região o governo predominantemente técnico foi o de Dimas (PT) em Alterosa.
            Dos quatorze cargos do primeiro escalão (Agentes Políticos), não há nenhuma indicação partidária dos nove partidos que ajudaram na eleição de Ivan, mas há cinco nomes políticos: Paula Bócoli (PRB), Gilmar Labanca (PSD), Marquinho da Empresa (PDT), Fernando José da Silva (PSDC) e Thiago Casagrande (sem partido). Irani Figueiredo também é um quadro político, pela sua característica de trabalho e experiência. Márcio Messias Pires, apesar de militante político não pode ser considerado como indicação política, pois é funcionário de carreira que já milita na área pela qual foi indicado, na condição de profissional.
            Quanto aos técnicos, não levamos em conta as formações, por isso não consideramos os advogados Omar Qbar e Paula Bócoli como técnicos. Ambos possuem diploma de nível superior, mas são iniciantes na área pública onde vão atuar, o que, em tese, não pode ser considerado quesito técnico. O mesmo se aplica para Leandro Bueno, que é professor de Arte, sem qualquer experiência fora da sala de aula e não é formado em Pedagogia. O que não é demérito para eles, mas nos obriga a não classificarmos como técnicos.
            A Chefe de Gabinete Norma Cerávolo Montanari apesar de extremamente competente e pró-ativa, tinha uma função com o mesmo nome na rede federal, porém, o Chefe de Gabinete nas autarquias normalmente é um auxiliar do chefe. Na prefeitura não é, ele é um Chefe de fato, que assina as Leis com o Prefeito e é responsável por elaborar Decretos, Portarias, dar publicidade para Leis, promulgar Leis junto com o prefeito, elaborar textos de Leis e justificativas para Câmara, entre outras atribuições. É o cargo mais importante e complexo da Prefeitura Municipal, da qual exige alto conhecimento jurídico. Temos fé que ela vai conseguir.
            Vê-se que o perfil do secretariado é idiossincrático: não tratam-se de técnicos especializados e nem de pessoas com peso político necessário para garantir a execução das propostas filosóficas de governo.
            Numa análise rápida, apenas Thiago Casagrande, Gilmar Labanca e Marquinho da Empresa terão todas condições necessárias ideais para a realização de um trabalho político, essencial para qualquer governo.

OS OCUPANTES DOS CARGOS

CHEFE DE GABINETE                       Norma Cerávolo Montanari
Foi Chefe de Gabinete de Ivan quando ele foi diretor da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho e em Brasília. Não possui experiência política ou na área de Processo Legislativo. Está demonstrando no cargo uma grande desenvoltura e aprendizado rápido, sendo pessoa de fácil trato, e conta com o auxílio de Kátia Castro e Silva, bacharel em Administração e ex-assessora legislativa de Muzambinho que está lhe apoiando no Gabinete.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
N/D
NÃO
NÃO
SIM
NÃO
                                                               
CONTROLADORA INTERNA          Irani Fátima Figueiredo                 
Bacharel em Administração, ocupou várias secretarias municipais (inclusive Saúde e Administração) em Monte Belo, em diversas gestões, especialmente na do ex-prefeito Ronaldo Teixeira, tendo larga experiência em Administração Pública. Não é eleitora em Muzambinho, mas passou a residir aqui a um tempo. Seu ex-marido foi vereador e Presidente da Câmara de Monte Belo.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM

PROCURADORA GERAL                 Paula Del Gáudio Bócoli (PRB)   
Presidente do PRB, 2ª Suplente de Vereadora, Presidente da OAB, Filha do Secretário da Fazenda. Trabalhou na COOMAN e na Escola Superior de Educação Física na parte jurídica, nunca na Administração Pública e sem experiência política anterior. É neta do notável ex-prefeito Sebastião Del Gáudio e sobrinha neta de Lydio Machado Bandeira de Mello, um dos maiores advogados criminalistas do Brasil.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
SIM
NÃO
SIM
NÃO
NÃO

SECRETÁRIO DE ASSUNTOS JURÍDICOS                                                   Omar Qbar Ribeiro      
Vice-Presidente da OAB, é advogado, e nunca havia trabalhado na Administração Pública e sem experiência política anterior. Concluiu Pós Graduação em Administração Pública pelo IFSULDEMINAS e trabalhou em parceria com o experiente advogado José Salomão Neto.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
SIM
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA  Gilmar Martins Labanca (PSD)   
Vereador por dois mandatos, Secretário de Agricultura por quatro anos, é juntamente com Irani, os únicos com experiência em cargos de primeiro escalão. Não pode ser candidato nessas eleições pois foi barrado como eu pela “Lei da Ficha Limpa” (apesar de sabermos que é inocente e não fez mal algum). Não possui curso superior. Possuiu uma intensa luta em defesa dos agricultores lesados da COOMAN e fez um brilhante trabalho levando luz elétrica para todas as casas de Muzambinho que ainda não possuíam.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
NÃO
NÃO
SIM
SIM
SIM

SECRETÁRIO DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO     Marcos Donizetti da Silva (PDT)
Marquinho da Empresa, vereador por dois mandatos, inclusive Presidente da Câmara, 1º suplente de Vereador.  Não possui curso superior. Foi um dos principais defensores do governo Marco Régis e críticos da administração do governo Esquilo, possuindo uma visão política apurada e amplo apoio popular. Seu pai era filantropo e um dos principais funcionários da Empresa de Energia Elétrica de Muzambinho, a CGE, por isso o nome “da Empresa”.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
NÃO
NÃO
SIM
SIM
SIM

SECRETÁRIO DE OBRAS                  José Maria de Souza                      
Pai da assessora recém exonerada da Câmara, Vânia. É cunhado do vereador Canarinho (PSC), que foi noivo de sua irmã que faleceu de Câncer no ano de 2008. Nunca ocupou qualquer cargo de chefia na Administração Pública, não tem experiência política, e especula-se que tenha votado em Esquilo. Desconhecemos o motivo de sua indicação.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
N/D
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS          Paulo Correia 
Esposo da ex-diretora do Lyceu e professora da Educação Física, Lia Mara Zaghi. Não tem experiência em Administração Pública e nem atuação política conhecida. Pessoa de fácil trato, já atuou como gerente em algumas instituições privadas. É irmão da famosa Catarina da Cohab, candidata em várias eleições junto ao grupo de Marco Régis.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
N/D
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO

SECRETÁRIO DE ESPORTE, LAZER E CULTURA                                       Thiago Santos Casagrande      
Ex-Chefe de Gabinete do Prof. Otávio Sales (PPS) quando esteve na Presidência da Câmara, é professor de Teatro e Dança, com curso de Educação Física incompleto. Seu pai foi vereador por um mandato, e tem experiência na Administração Pública em Cabo Verde e Botelhos. Empreendedor, é Cidadão Honorário de Muzambinho e tem uma criatividade incrível. Foi o principal coordenador da campanha do Professor Ivan e já está organizando fazem três meses o Carnaval.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
INCOMPLETO
SIM
SIM
SIM
SIM

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO        Leandro Silva Bueno                      
Professor de Artes. A única experiência com Administração Pública é a docência. Nunca teve atuação política. Professor extremamente querido dos alunos, lecionou em várias faculdades privadas, na rede estadual em Muzambinho e Guaxupé e em muitas escolas particulares. Residente no bairro rural da Santa Esméria, cursou o ensino fundamental na Escola do Moçambo e fez sua graduação em Música no Chile. Foi convidado pelo Professor Ivan no dia 27 de novembro.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
SIM
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO

SECRETÁRIO DA FAZENDA            Paulo Bócoli                                       
Pai de Paula Bócoli, procuradora do município, não tem experiência na Administração Pública e a única participação na política foi uma candidatura para vereador com pouco mais de 60 votos no passado. É genro de Sebastião Del Gáudio. Pessoa carismática e conhecida no município, é talvez o mais velho entre o secretariado jovem do Prof. Ivan.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
N/D
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO

SECRETÁRIO DE AÇÃO SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO              Ísis Vilhena Giachetta
Professora de Música, filha do professor e dentista Paulo Vilhena, nunca ocupou qualquer cargo na Administração Pública e nem tem experiência política. Idealista, mantém juventude no seu espírito e um pensamento positivo sempre. Foi convidada pelo Prof. Ivan no dia 28 de novembro.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
N/D
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO

SECRETÁRIO DE SAÚDE                  Fernando José Silva (PSDC)        
Presidente do partido do Prefeito, o PSDC é ligado ao grupo dos Padres Francisco e Guaracyba há anos. Foi candidato não eleito da COOMAN por diversas ocasiões, mas nunca ocupou qualquer cargo na Administração Pública e é iniciante na política. Pessoa extremamente carismática e de fino trato, era apoiado por Nilson Bortolotti para substituir Roberto Vieira na COOMAN – especialistas apostam que se ele tivesse sido eleito não teria a quebra que aconteceu.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
N/D
NÃO
SIM
NÃO
NÃO

SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE                                                             Vago  

DIRETOR DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA                                             Márcio Messias Pires 
Funcionário público de carreira, foi presidente do PPS e do PSB, e milita na política faz muito tempo. Foi candidato de oposição à Presidência do Sindicato dos Empregados da Prefeitura e foi derrotado. Foi Secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação na gestão de Marco Régis. Participou da Juventude Socialista e tem militância política e sindical. É técnico em enfermagem e em segurança do trabalho. É um dos irmãos mais novos de Geraldo Pires, o conhecido lojista da cidade.
CURSO SUPERIOR
CARGO TÉCNICO?
CARGO POLÍTICO
EXPERIÊNCIA EM GOVERNO
EXPERIÊNCIA POLÍTICA
NÃO
NÃO
NÃO
SIM
SIM


E o Secretariado de Esquilo?

QUEM ENTRA
QUEM SAI
Chefe de Gabinete
Norma Montanari
Antônio Márcio Reis
Controladora
Irani Figueiredo
Paulinho Santini
Procuradora
Paula Bócoli
Marisa Macedo
Assuntos Jurídicos
Omar Qbar
Maurício Macedo
Agricultura
Gilmar Labanca
José Reinaldo
Indústria, Comércio e Turismo
Marquinho da Empresa
Luzia Poscidônio
Obras
José Maria de Souza
Evando José Pinto
Administração e Recursos Humanos
Paulo da Lia
Marcos de Almeida
Esportes, Lazer e Cultura
Thiago Casagrande
Luciano Santini
Educação
Leandro Bueno
Marli Salomão
Fazenda
Paulo Bócoli
André Montalvão
Ação Social, Trabalho e Habitação
Ísis Vilhena
Aloísio Santini
Saúde
Fernando Marajá
Otávio Domingos
Meio Ambiente
-
Toninho Durante
Previdência
Márcio Pires
Luís Augusto Anderson

                Analisando o perfil do Secretariado de Esquilo, vamos observar o seguinte.
                Márcio Reis foi Chefe de Gabinete de Nilson Bortolotti, Marco Régis, José Ubaldo, Esquilo nas duas gestões. Atuou em outros municípios. Possui larga e vasta experiência, apesar de não ter concluído seu curso de Direito. É um cargo técnico e político.
                Maurício Macedo e Marisa Macedo, irmãos, são filhos do ex-juiz Ivan Macedo e possuem larga experiência no serviço público, já tendo trabalhado no primeiro governo de Esquilo.
                Marcos de Almeida possui perfil técnico altamente especializado e trabalhou na primeira administração de Esquilo. José Reinaldo também já havia sido secretário na primeira administração de Esquilo.
                André Montalvão, líder sindicalista, foi presidente da FETAEMG, um cargo extremamente importante no estado de Minas Gerais. Foi vice-prefeito de Muzambinho na gestão de José Ubaldo.
                Aloísio Santini também possui perfil técnico altamente especializado, é bacharel em Direito e trabalhou muitos anos na área bancária.
                Otávio Domingos, funcionário de carreira da prefeitura, possui curso de Mestrado na área de Saúde. Tem perfil técnico e também político.
                Toninho Durante, que declara abertamente não ter votado em Esquilo nas eleições de 2008, já era militante de movimentos comunitários rurais, e foi chamado para uma pasta da qual atuou de forma técnica.
                Luzia Poscidônio foi convidada para o cargo por ser comerciante em Muzambinho, e supostamente teria perfil técnico.
                Marli Salomão havia sido diretora da EE Cel José Martins por seis anos, vice-diretora da EE Prof. Salatiel de Almeida por mais três anos. Envolvida nas polêmicas do “Caso Lindalva”, que culminaram na demissão do Prof. Otávio Sales, ela também foi punida.
                Luciano Santini havia sido candidato a vereador com mais de 100 votos, presidente de partido político, e dono de uma empresa de eventos, organizou shows de Motocross, Encontro de Motoqueiros, Carnaval entre outros, na gestão de Marco Régis. Secretário da EE Prof. Salatiel de Almeida por muitos anos. Luciano se envolveu em inúmeros escândalos pois deixou de ser empresário que organizava os carnavais e ganhava com isso para ser um secretário recebendo baixos salários. Apesar dos escândalos e suspeitas possuía perfil técnico e político.
                Paulinho Santini além de ser Contador é um cargo efetivo de longa data da Prefeitura Municipal de Muzambinho. Entre os cargos do primeiro escalão da Prefeitura Municipal apenas Márcio Pires é funcionário efetivo.
                Também são efetivos os ex-secretários: Evando José Pinto, Marli Salomão, Otávio Domingos, Luís Augusto Anderson. Durante três anos e meio a Secretaria da Fazenda foi ocupada pela funcionária efetiva Irene de Vasconcelos. Especula-se que Evando Pinto e Irene sequer tinham votado em Esquilo na eleição de 2008.
                Ou seja, há 1 único efetivo no secretariado de Ivan contra 5 no governo de Esquilo.
                Resta agora ao leitor comparar os perfis de cada um dos governos.

Um comentário:

  1. Olá Otávio, boa noite!

    Para que você fique mais tranquilo com relação ao meu cargo e minha capacidade de executar as diversas tarefas dentro da administração municipal, coloco abaixo um pouco mais de informações sobre minha pessoa:

    -Pós graduação em Gestão de Pessoas - 2012;
    -Graduação em Gestão de Recursos Humanos - 2009;
    -Técnico em Agropecuária - 1974;
    -Extensionista da Emater - 1975 a 1978;
    -Supervisor de vendas - 1978 a 2002;
    -Administração Fazenda Muzambinho - 2003 a 2006;
    -Gerente do Minas Auto Posto;
    -Encarregado Deptº Compras da Santa Casa.

    Alguns Cursos relacionados à administração de pessoas :
    -Curso de Gerência de RH - 2009;
    -Curso de Rotinas Trabalhistas - 2009.

    Outros cursos de administração, técnico-comercial em empresas como: Ipiranga S/A, Solorrico S/A Emater-MG, Senac, FGV, Sebrae e outras.

    Acompanho o Professor Ivan em sua caminhada desde antes de sua primeira candidatura, sem contar a nossa amizade de longa data.

    Estarei sempre à sua disposição para maiores informações.

    ResponderExcluir