sábado, 8 de março de 2014

CELULAR NA SALA DE AULA: UMA DESPROIBIÇÃO NECESSÁRIA

Amigos,

tive uma demanda de aulas particulares a distância e um aluno me apresentou o WhatsApp. Eu poderia dar aulas, falar, tirar fotos dos exercícios e simultaneamente conversar. Muito melhor que MSN, Facebook ou Skype.

Para mim celular era pra RECEBER chamada, usar como despertador e jogar o jogo da Cobrinha enquanto eu espero no ônibus ou no consultório do dentista.

Bem! Assim que descobri o Smartphone, os alunos me apresentaram os Apps para Andróide, e encontraram tanta coisa INCRÍVEL, q eu fiquei de queixo caído.

Estava ensinando os alunos a usar o wxMaxima para resolver equações e sistemas de equações, fazer cálculos de matrizes, resolver derivadas e integrais e avisei "aqui não apresenta resolução passo a passo". Os alunos gostaram! Eu mostrava o Maxima como uma evolução das calculadoras: eles não precisavam gastar uma fortuna na hp48g, era só baixar o programa.

No dia seguinte um aluno achou MUITOS aplicativos para Android, onde vc digitava matrizes sem linhas de comando e já saia o resultado, fazia cálculos de derivadas e integrais e plota gráficos (melhor que Winplot ou Graphmática), e ainda um aplicativo que não apenas apresenta a resposta, apresenta, TODOS OS CÁLCULOS, passo a passo.

Fiquei encantado! Tudo na palma da mão! E baratíssimo para quem tem um celular: o custo dele enfiar na tomada e carregar o celular + Wi Fi roubada em algum lugar!

Agora vou ensinar meus alunos da quinta a oitava série a 'trollarem' os professores que enchem a lousa de cálculos: achei um programa que mostra a conta armada, e coloca até os 'vai um' e os riscos de cortar da subtração!!!

E olha que eu ensinar os alunos a fotografar a lousa e não copiar, já era o cúmulo da subversão para professores vigaristas.

Quando o Alckimin proibiu celulares na sala de aula nem previa essa evolução. Mas se previsse a proibição seria mais radical: ia banir das escolas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário