Conheça verdades e verifique – fatos que
o Executivo e o Legislativo (inclusive a oposição) parecem não conhecer
MUZAMBINHO – Os dados que e vou passar são assinados pelo
Prefeito Municipal Ivan Antônio de Freitas, pela contadora Mariene Joelma Bueno
(CRC 45.000-0) e pela Controladora Interna Irani de Fátima Figueiredo.
Todos os
dados estão disponíveis no site www.muzambinho.mg.gov.br.
Os dados coletados repetem-se nos balancetes assinados pelo prefeito Ivan mesmo
quando referem-se ao ex-prefeito Sérgio Paolielo.
Então vamos
lá.
É verdade que houve
considerável diminuição da arrecadação do FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS,
conforme afirma o prefeito Ivan?
Resposta: NÃO. A diminuição foi de apenas 2%, ou seja, R$
107.937,90. Ivan recebeu do FPM R$ 5.630.249,08 no 1º semestre de 2013 enquanto
Sérgio Paolielo recebeu R$ 5.738.186,95 no 2º semestre de 2012.
Fonte: Anexo III do STN – Semestral
Mas houve uma redução do
que estava previsto no Orçamento de 2013?
Resposta: NÃO. Menos ainda. O orçamento de 2013 foi feito
pelo próprio Ivan de Freitas, em virtude da não sanção da LOA pelo ex-prefeito
Esquilo até o fim do mandato. A previsão semestral era de R$ 5.063.447,50, ou
seja, arrecadou-se 11,2% a mais do que estava previsto. Sobrou para Ivan R$
566.801,58. As dificuldades enfrentadas por Ivan, como se vê, são má gestão e
problemas na assessoria.
Fonte: Anexo III do STN – Semestral
Mas caiu a arrecadação
do município de Muzambinho?
Resposta: MUITO POUCO. Ivan arrecadou R$ 16.286.655,93 em
seus primeiros seis meses de governo, enquanto Esquilo arrecadou R$
18.787.247,31, uma queda de 13,31%.
Fonte: Anexo III do STN – Semestral
Mas eu não entendo.
Ivan diz que está com pouco dinheiro. Considerando cada mês ele recebeu menos
do que estava previsto?
Reposta: NÃO. Ivan arrecadou mais do que o previsto em todos
os meses. Em Janeiro, começou arrecadando quase 500 mil a mais, em Fevereiro
também, foram quase 500 mil a mais. Em Março foram mais de 200 mil a mais do
que o previsto. Em Abril houve uma queda de arrecadação e ele arrecadou cerca
de 40 mil a menos que o previsto, mas recuperou em Maio (mais de 100 mil a
mais). Em Julho o orçamento foi quase idêntico, menos de R$ 1.000,00 a menos do
que o previsto. Em Agosto arrecadou quase 700 mil a mais do que o previsto, em
Setembro arrecadou mais de 400 mil a mais que o previsto e em Outubro quase 200
mil a mais. Ivan arrecadou R$
22.966.377,83. A previsão era de R$ 20.586.165,00, ou seja, arrecadou R$
2.380.212,83, 11,6% a mais do que o previsto. A explicação é que Ivan gasta
mal.
Fonte: LC 131 – Acompanhamento Mensal das Receitas – Outubro.
Mas Ivan é amigo de
muitos deputados. Ele não recebeu recursos de Emendas Parlamentares?
Resposta: NÃO. Entre convênios, Emendas Parlamentares e
projetos especiais (transferências voluntárias), Ivan recebeu R$ 265.206,66 da
UNIÃO até o dia 31 de outubro desse ano. Do Estado recebeu R$ 54.690,50 da
SEDESE (a Secretária de Cássio Soares) e R$ 10.430,33 da Secretaria de Saúde,
além de verbas do Fundo Estadual de Assistência Social e os repasses para
Transporte Escolar dos alunos das Escolas Estaduais. Dos outros órgãos recebeu
R$ 61.158,96 do Ministério das Cidades, R$ 10.600,00 do Fundo Nacional de Saúde
e R$ 17.100,00 do Ministério da Assistência e Promoção Social. Valores bem
inferiores ao que o ex-prefeito Sérgio Paolielo e o ex-prefeito Marco Régis
recebiam. Lembre-se que os recursos dessa natureza estão suspensos por Ivan ter
descumprido o Art. 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Fonte: LC131 – Comparativo da Receita Orçada e Arrecadada
Fala-se que Ivan gastou
muito com pessoal. Isso é verdadeiro?
Resposta: Sim. Ivan gastou muito dinheiro. Para efeito de
cálculo considera-se os últimos 12 meses. De julho de 2012 a junho de 2013 (6
meses de Ivan e 6 meses de Esquilo), foram gastos R$ 17.080.857,86 que equivale
a 57,22% da Receita Corrente Líquida. Ele poderia gastar no máximo R$ 14.768.576,03,
tendo que tomar atitudes assim que chegasse em R$ 14.030.147,23. Caso Ivan não
chegue em 54% ao final do ano, ele terá que pagar 30% de todo seu salário anual
como multa, ou seja, cerca de R$ 50 mil reais. Importante observar que Esquilo
jamais chegou ao limite prudencial de 51,3%.
Fonte: RGF – Anexo I
Mas quanto Esquilo
pagava ao funcionalismo público? A diferença era muito grande?
Resposta: Sim. Ivan contratou muito mais gente, e nota-se que
há poucos benefícios. Para se ter uma idéia, os gastos com pessoal em novembro
de 2012 eram de R$ 1.177.604,11, e em julho de 2013, chegavam a R$
1.548.159,30.
Fonte: TCE-MG – Anexo 3
Mas Esquilo deixou
muito da Folha de Pagamento para Ivan pagar, não foi?
Resposta: Sim, mas deixou dinheiro em caixa, contabilizado em
dezembro de 2012. Nada irregular, como mostra os balancetes assinado pelo
próprio prefeito Ivan (contrariando o que ele diz em público). Em dezembro de
2013, Esquio pagou R$ 2.531.146,70 em folha de pagamento. Em janeiro de 2013,
Ivan pagou R$ 1.169.228,05, e em fevereiro de 2013, R$ 1.325.741,36, o que
desmente que Esquilo deixou despesas para Ivan. Basta ver os dados oficiais.
Fonte: TCE-MG – Anexo 3
Mas Esquilo tinha
muitos contratados também, e gastava muito com pessoal?
Resposta: NÃO. Se ele tinha ou não muitos contratados é outra
questão. O fato é que Esquilo chegou 2012 ao fim com 45,99% de gastos com pessoal,
tendo chegado no primeiro semestre com 43,06%. Isso significa que, os gastos
efetivos com pessoal de Ivan beiraram 60%, pois, Esquilo lhe deu uma “folga”
grande para ele extrapolar os gastos. (No 2º semestre, Esquilo gastou cerca de
44,5% com pessoal, o que, em tese, permitiu que Ivan tivesse certa “folga” para
atingir 51,3% e mesmo assim não conseguiu).
Fonte: RGF – Anexo I
Mas Ivan gastou muito
no Carnaval, não é?
Resposta: NÃO. Os balancetes demonstram que os gatos mesmos
foram com pessoal. Mesmo que haja mais gastos que o convencional, a Secretaria
de Esportes, Lazer e Cultura gastaram R$ 1.522.536,20 no ano de 2013 (valores
empenhados até 31.10), valor inferior ao gasto na Saúde R$ 6.728.921,55 e na
Educação R$ 7.612.636,70 e também na Secretaria de Obras R$ 3.902.182,74. Mas
para que ninguém ache que Ivan é bonzinho gastando muito em Educação e Saúde,
os empenhos na área burocrática são muitos, R$ 1.068.131,85 na Secretaria de
Fazenda, R$ 912.904,19 na Secretaria de Administração e Recursos Humanos e R$
803.369,45 no Gabinete do Prefeito. Há poucos gastos em Assistência Social (446
mil reais), Agricultura (86 mil reais), Indústria, Comércio e Turismo (108 mil
reais) e Meio Ambiente (90 mil reais), que vê o pouco compromisso do prefeito
com geração de renda e cuidados com o município.
Fonte: LC 131 – Despesa por Unidades – Outubro de 2013
Nossa, Ivan gastou
muito com seu gabinete! Mais de 800 mil reais. Isso não é muito caro?
Resposta: SIM. E disso 22 mil reais foram recursos
diretamente para o bolso dele em diárias para viagens para Belo Horizonte ou
Brasília. Esses 22 mil reais não contam as despesas para locomoção de ida e volta
do prefeito.
Fonte: LC 131 – Informações de Despesas Pagas
Como se vê,
há o caso de má gestão, pouco preocupada com o povo, e conta muitas inverdades,
fazendo o povo pensar que há baixa arrecadação, o que não é verdade.
Fonte: Otávio Sales – 10.11.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário